Em períodos de tensão, manter o equilíbrio emocional pode ser um desafio. Situações mais exigentes, como fazer um exame, ter uma entrevista de emprego ou fazer um discurso importante podem desencadear uma resposta de ansiedade e perturbação emocional.
É aí que a aromaterapia pode ajudar. Esta é uma das formas naturais mais eficazes para reduzir o stress e a ansiedade, e pode ser usada em diversas situações do dia-a-dia.
Através da inalação dos aromas dos óleos essenciais, as moléculas odoríferas dos óleos conseguem chegar rapidamente até ao cérebro, causando alterações rápidas nas emoções.
Já nos casos em que a ansiedade surge frequentemente sem razão aparente, e impede de fazer a suas atividades diárias, além da aromaterapia é também necessário procurar ajuda profissional para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Conheça a seguir 5 opções de óleos essenciais que podem ser aliados preciosos em momentos de ansiedade e são uma forma de tornar os seus dias e noites mais tranquilos.
Óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifólia)
Este é provavelmente o óleo essencial mais conhecido e utilizado para tratar a ansiedade e o stress. Isto porque alguns estudos revelaram que o óleo essencial de lavanda, ou alfazema, como também é conhecida, é capaz de reduzir os níveis de cortisol – a hormona responsável pela sensação de stress – e de ter um efeito relaxante e calmante.
Outros estudos a demonstraram que a inalação de aroma de lavanda ajuda ainda a aliviar insónias e beneficiar pacientes com depressão.
Óleo essencial de vetiver (Vetiveria zizanoides)
O óleo essencial de vetiver pode ser menos conhecido que outros óleos essenciais, mas não é menos eficaz. Este óleo é destilado a partir da raiz de uma erva perfumada que floresce na Ásia tropical, e tem um aroma doce e terroso.
Na aromaterapia, o óleo essencial de vetiver é geralmente usado para tratar a exaustão, insónia e stress, e no Extremo Oriente, é também usado pelo seu efeito sedativo.
De acordo com um estudo, o óleo essencial de vetiver tem propriedades relaxantes semelhantes ao diazepam, um medicamento prescrito para ansiedade.
Os óleos essenciais de lavanda e vetiver são ingredientes do AromaStick Relax:
Óleo essencial de bergamota (Citrus aurantium bergamia)
A bergamota pertence à família do citrinos e, por isso, partilha muitas das características deste grupo de frutos. O seu aroma cítrico revitalizante reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, promovendo o relaxamento.
Vários estudos demonstraram que o óleo essencial de bergamota melhora o humor, reduz fadiga e diminui os níveis das hormonas do stress. Outro estudo mostrou que o óleo de bergamota tem propriedades calmantes que reduzem a ansiedade.
Óleo essencial de salva esclareia (Salvia sclarea)
A salva esclareia, ou sálvia esclareia, é uma planta nativa do sul da Europa, e tem um aroma refrescante e amadeirado. A inalação de aroma de óleo essencial de salva esclareia demonstrou em alguns estudos ter um forte efeito anti-stress devido às suas propriedades calmantes.
Outro estudo que investigou a influência do efeito da inalação do aroma deste óleo na atividade do sistema nervoso autónomo descobriu uma redução significativa da pressão arterial sistólica e diastólica e na frequência respiratória.
Os óleos essenciais de bergamota e salva esclareia são ingredientes do AromaStick Calm:
Óleo essencial de gerânio (Pelargonium graveolens)
O óleo essencial de gerânio tem um perfume levemente doce. Diversas pesquisas demonstraram que a inalação do aroma de óleo de gerânio é uma ajuda eficaz na redução da ansiedade.
Um estudo mais recente acerca da inalação de óleo de gerânio demonstrou que o seu aroma pode efetivamente reduzir a ansiedade e é recomendado como uma ajuda anti-ansiedade não-invasiva.
O óleo essencial de gerânio é um dos ingredientes do AromaStick Balance:
Venha conhecê-los na loja online!
Referências
Buchbauer G, Jirovetz L, Jäger W, Dietrich H, Plank C. (1995) Aromatherapy: evidence for sedative effects of the essential oil of lavender after inhalation. Z Naturforsch 46(11-12):1067-72.
Diego MA, Jones NA, Field T. (1998) Aromatherapy positively affects mood, EEG patterns of alertness and math computations, Int J Neurosci, 96( 3-4); 217 -224
Hatt Hanns, Dee Regine (2008). Das Maiglöckchen-Phänomen. Piper Verlag München, Page 269
Lawless Julia (1995). The Illustrated Encyclopedia of Essential Oils. Rockport MA: Element Books
Salvesen G.J. (2009) The effects of inhaled bergamot and geranium essential oils on rat behavior, Theses. The University of Waikato, Hamilton, New Zealand, 2009
Seol GH, Lee YH, Kang P, You JH, Park M, Min SS (2013). Randomized controlled trial for salvia sclarea or Lavandula angustifolia: Differential effects on blood pressure in female patients with urinary incontinence undergoing urodynamic examination. J Alt Comp Med. Vol.19, No. 7
Seol GH, Shim HS, Kim P-J, Moon HK, Lee KH, Shim I, Suh SH, Min SS (2010). Antidepressant-like effect of Salvia sclarea is explained by modulation of dopamine activities in rats. J Ethnopharmacol. Vol. 130, Issue 1:187-190
Morris N., Birtwistle ST., Toms M. (1995) Anxiety reduction by aromatherapy: Anxiolytic effects of inhalation of geranium and rosemary, Int JAromatherapy, 7 (2); 33-39
Fakari F.R., Tabatabaeichehr M., Kamali H. Fakari F.R., Naseri M. (2015 Effect of Inhalation of Aroma of Geranium Essence on Anxiety and Physiological Parameters during First Stage of Labor in