Todos sabemos que o contacto com a natureza pode fazer-nos sentir bem. Os sons da floresta, o cheiro das árvores, a luz do sol que passa através das folhas, o ar fresco e limpo – tudo isto dá-nos uma sensação de conforto. Alivia o nosso stress e preocupação, ajuda-nos a relaxar e a pensar mais claramente. Estar na natureza pode restaurar a nossa disposição, devolver-nos energia e vitalidade, refrescar-nos e rejuvenescer-nos.
E foi por isso que surgiu uma nova tendência da medicina preventiva: o forest bathing (banhos de floresta), um conceito que nasceu na Ásia e que está a conquistar cada vez mais adeptos por todo o mundo.
Para o praticar, basta sair da cidade e ir até uma floresta, onde é possível conseguir benefícios incríveis para a mente e para o corpo. Os banhos de floresta são uma oportunidade para as pessoas tirarem tempo, abrandarem e ligarem-se à natureza.
O facto é que nunca estivemos tão afastados da natureza. As pessoas vivem cada vez mais em cidades e passam muito tempo dentro de casa ou do escritório. O americano médio por exemplo, passa mais de 90% do seu tempo em espaços fechados. Mas a verdade é que fomos concebidos para estarmos ligados ao mundo natural, para “ouvir o vento e provar o ar”.
Tomar “banhos de floresta” tem vários benefícios
A boa notícia é que mesmo uma pequena quantidade de tempo na natureza pode ter impacto na nossa saúde. Um banho florestal de apenas duas horas ajuda-nos a desligar da tecnologia e a abrandar. Traz-nos de volta ao momento presente, a descontrair e a relaxar.
De facto, numerosos estudos demonstraram que tem verdadeiros benefícios para a saúde. (1) O simples ato de percorrer trilhos ou de caminhar sob um manto de árvores é uma forma de aliviar o stress.
Nas últimas décadas têm surgido estudos que demonstram os benefícios para a saúde que o caminhadas nas florestas proporcionam: desde reduzir a pressão arterial e baixar os níveis de cortisol, à melhoria do humor, do sono, da concentração e da memória, bem como o aumento de energia. (2, 3)
Além disso, as árvores e as plantas libertam compostos aromáticos como os fitocidas, que estimulam as células NK (em inglês, Natural Killer Cell) do nosso sistema imunitário, com um papel importante no combate a infeções virais e células cancerígenas. (2,3)
É por isso que os banhos de floresta devem estar entre uma série de terapias e actividades preventivas e complementares recomendadas pelos médicos para aumentar o bem-estar dos seus pacientes. (3)
Então, como se toma um banho de floresta?
Esta terapia requer que as pessoas diminuam a velocidade do dia a dia e se foquem nos cheiros e nas texturas da floresta. (4)
Caminhe pela floresta sem rumo e lentamente, e deixe-se guiar pelos seus sentidos.
Toque nos troncos das árvores e experimente descalçar-se e sentir a terra nos pés. Observe as diferentes tonalidades de verdes das árvores e os raios de sol que espreitam através dos ramos. Ouça os pássaros a cantar e a brisa a murmurar nas folhas das árvores. Cheire a fragrância da floresta e respire a aromaterapia natural dos fitocidas. Saboreie a frescura do ar enquanto respira profundamente.
E quando não é possível ir até à floresta?
Muitas vezes, por falta de tempo, meios ou disponibilidade, torna-se difícil a deslocação até à floresta ou ao parque municipal mais próximo. Essa dificuldade aumentou com a pandemia causada pela COVID-19, que limita as saídas de casa e obriga a manter a distância social.
É aqui que entra a conveniência dos inaladores AromaStick. Com um só gesto, pode desfrutar dos aromas da floresta, onde e sempre que quiser, e beneficiar dos seus incríveis efeitos.
Os AromaSticks fornecem-lhe os aromas dos compostos químicos presentes na natureza que possuem diversas propriedades medicinais, atuando através do olfacto diretamente no sistema límbico.
Na realidade, as nossas misturas aromaterápicas foram concebidas com perfis específicos de óleos essenciais em mente para o(a) ajudar a sentir-se como precisa e para que desfrute dos benefícios da floresta sempre que lhe for mais conveniente.
Referências
(1) ‘Forest bathing’ is great for your health. Here’s how to do it. (2018, May 1). TIME.com. Retirado de: https://time.com/5259602/
(2) Getting back to nature: How forest bathing can make us feel better. (2019, June 8). the Guardian. Retirado de: https://www.theguardian.com/environment/2019/jun/08/forest-bathing-japanese-practice-in-west-wellbeing
(3) Marques, A. C. (2016, August 9). Neste verão tome “banhos de floresta”. Observador. Retirado de: https://observador.pt/2016/08/09/neste-verao-tome-banhos-de-floresta/
(4) Um banho de floresta é a Nova forma de acabar com o stress. (n.d.). NiT. Retirado de: https://www.nit.pt/fit/saude/um-banho-floresta-nova-forma-acabar-stress